Logotipos e ID Visual
Quando você observa diferentes logotipos, já deve ter percebido como eles se diferenciam entre si. Nesse caso, não estamos nos referindo às cores ou à tipografia, mas sim aos tipos de logotipo. Enquanto um logotipo é composto somente pelo nome da empresa, outro tem apenas um símbolo
As diferenças entre logotipo e logomarca
Nunca é demais bater nessa tecla, até porque é bom reforçar que logomarca não existe. Você pode ter lido ou ouvido falar em algum lugar ou até ter usado por simples costume. O problema é que logomarca é uma palavra empregada de forma inapropriada. Sabe por quê? Porque, se nos aprofundarmos minimamente em sua etimologia, veremos que se trata de um caso de redundância. Logo vem do grego “logos” e quer dizer, entre outras coisas, conceito ou significado. Marca vem do germânico “marka” e tem o mesmo significado de logo, ou seja, conceito ou significado. Então, já imaginou qual seria o sentido de logomarca? Isso mesmo, significado do significado.
O logotipo?
Agora, vamos tratar da forma correta. Já sabemos o significado de logo, falta o do complemento tipo. Essa palavra também vem do grego (“typos”) e quer dizer símbolo gráfico de um conceito.
Opa, agora as palavras casaram! Logotipo, então, é a representação visual de um conceito. Ele é usado para identificar uma marca, uma empresa, um produto ou um serviço.
O logo, como muitos resumem (e não é errado de usar), é parte da identidade visual de uma marca. Normalmente, ele é o carro-chefe dessa área do marketing e do design, já que é um dos elementos mais reconhecíveis pelos consumidores quando eles se lembram de uma oferta. Sabe aquela latinha vermelha de refrigerante, a maçã mordida em aparelhos eletrônicos ou o cavalo preto sobre o um brasão amarelo em carros esportivos de luxo? Então, não deve ter sido tão difícil associar essas descrições à Coca-Cola, Apple e Ferrari, não é? Além do mais, o logotipo serve para transmitir uma mensagem, um posicionamento ou os valores desejados pela empresa representada.
Trata-se de um dos primeiros pontos de contato visual, racional e emocional que os clientes têm com alguma marca ou oferta.